Blog

Artigos e notícias sobre técnicas de tiro, análise de casos concretos, dicas envolvendo o mundo do tiro.

treinamento de disparo em seco com armas de fogo

Domine o Tiro: Treinamento Incrível em Casa, ensinado no curso de tiro

Importância do Acionamento do Gatilho e os treinamentos em seco que devem ser ensinados no curso de tiro

Todo instrutor de tiro deve em seu curso de tiro deve ensinar técnicas de treinamento em seco a seus alunos. Nesse mais de quinze anos que estou no meio do tiro, a reclamação que mais escuto, seja de atiradores ou policiais, é o elevado custo da munição para efetuar seus treinamentos. Isso é verdade, a munição no Brasil, mesmo recarregada, tem um preço altíssimo, o que dificulta o treinamento do policial ou atleta. Portanto é matéria obrigatória em qualquer curso de tiro, ensinar técnicas de treinamento em seco.

Essas técnicas são extremamente úteis para o atirador, melhoram em muito os seus fundamentos do tiro, e o melhor, são de graça e podem ser realizadas em casa. Posso garantir que mesmo sem o recuo da arma, o treinamento em seco é fundamental para qualquer pessoa que queira evoluir no tiro.

Posso garantir que a maioria dos campeões no tiro esportivo e prático, realizam diversas vezes na semana o treinamento em seco, seja com exercícios para controle do acionamento do gatilho, visada e acionamento, troca de carregadores, etc.

O acionamento do gatilho é um dos fundamentos do tiro, essencial para a precisão do disparo. O dedo indicador deve pressionar o gatilho para trás sem movimentos laterais e de maneira contínua, “sem paradas no acionamento”. Dessa forma, o aparelho de pontaria não se moverá durante o acionamento, garantindo que o tiro atinja o local desejado.

Como Realizar o Treinamento em Seco

Uma maneira eficaz de treinar em seco com sua arma de fogo, sem usar munição real, é a seguinte:

  1. Prepare o Local:
    • Primeiramente, coloque uma obreia preta ou um mini alvo na parede do seu quarto.
    • Em seguida, posicione-se a 3 metros de distância da obreia.
  2. Execução do Exercício:
    • Para começar, fique de frente para o alvo, com a arma empunhada a 45 graus em relação ao chão.
    • Depois, levante a arma até a altura da obreia.
    • Então, faça a visada na obreia e acione o gatilho de forma lenta e constante.

O disparo em seco deve ocorrer sem que o aparelho de pontaria se mova, mantendo-se dentro da obreia sem movimentos laterais ou verticais. Como não haverá disparo real, você poderá perceber facilmente qualquer movimento do aparelho de pontaria durante o acionamento do gatilho.

Frequência e Repetições

Realize 40 repetições, três vezes por semana. Em pouco tempo, você terá um controle muito melhor do acionamento do gatilho e da estabilidade da arma. Gradualmente, acelere o acionamento, mas mantenha a execução correta do exercício. No entanto, se perceber movimento no aparelho de pontaria ao acelerar, diminua a velocidade. A velocidade vem com o tempo, então não tenha pressa e execute o exercício corretamente.

Lembre-se de efetuar esse treinamento por no máximo 15 minutos por dia, no mínimo três vezes por semana. Dê preferência por treinos curtos, de poucos minutos, do que treinos muito longos, pois naqueles quinze minutos você estará totalmente focado em realizar a execução correta do movimento, sem perder e começar a executar o movimento sem prestar atenção na correta execução.

Segurança em Primeiro Lugar

Para garantir a segurança durante o treinamento:

  • Certifique-se de que não há munição real no local.
  • Além disso, assegure-se de que outras pessoas não transitem pelo local durante o treinamento. Recomenda-se realizar o exercício em um quarto com a porta trancada.

Quer saber mais? fale com o Instrutor de Tiro Ricardo Gonçalves, e realize o seu laudo de tiro no Rio de Janeiro ou conheça mais técnicas de treinamento em seco.

Gostou do conteúdo? Veja mais em nosso Blog.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress