Análise de Vídeo
Este vídeo mostra a reação exitosa de um homem, atirador esportivo, a um assalto. O intuito deste texto não é criticar os procedimentos adotados pelo atirador esportivo (CAC)0, mas sim fazer algumas análises importantes.
A Reação do CAC
Primeiramente, o homem. atirador esportivo, é pego de surpresa pelo marginal e age de forma correta. Ele não tenta sacar a arma de fogo que portava de forma apressada. Naquele momento, ele estava em desvantagem, já que o marginal já tinha a arma de fogo empunhada. O homem esperou um momento de distração do marginal para sacar sua arma de fogo.
Erros e Oportunidades de Melhoria
No momento em que saca sua arma, o homem faz alguma verificação no armamento. Pela gravação não fica claro se ele baixou a trava externa de segurança ou verificou se havia munição na câmara. Isso foi um erro, pois deu oportunidade ao marginal perceber a reação. A arma deve ser portada sempre com munição na câmara e pronta para ser disparada. Apenas em pistolas de ação simples se justifica o porte com a arma travada.
Outra falha foi ter se aproximado ainda mais no momento dos disparos, o que gerou a possibilidade de o marginal entrar em luta corporal ou mesmo agarrar sua arma. É muito comum o erro de se aproximar do agressor para ter certeza de acertar o tiro. Isso é um grande erro, pelos riscos já mencionados e por outro detalhe importante: o tiro mais próximo fica mais fácil para ambos, inclusive para o marginal.
Importância do Treinamento
Por isso, é necessário treinamento e confiança no seu tiro. Treine sempre em variadas distâncias no clube de tiro, desde tiros a curtíssimas distâncias (1 ou 2 metros) até disparos a 25 metros. Treinando dessa forma, o atirador esportivo terá total segurança em acertar o disparo, sem cometer o erro de encurtar a distância e, assim, também “facilitar” para o marginal.
Conclusão
Fiz apenas algumas observações que julgo importantes. No entanto, é sempre mais fácil fazer uma leitura do cenário como um todo de fora. A análise deste vídeo serve como um lembrete da importância de estar sempre preparado, portar a arma de fogo de forma correta e de treinar regularmente para garantir a eficácia em situações de risco.
É do Rio de Janeiro e tem alguma dúvida, fale com o Instrutor de Tiro Ricardo Gonçalves.
Gostou do conteúdo? Veja mais em nosso Blog.